Destaques.

Ragnarok Online (clique aki para fazer o download)


Interface

O jogo mistura gráficos com personagens bidimensionais (sprites) com cenários em tridimensionais (3D).

Para movimentar o personagem e conversar com NPCs utiliza-se o mouse, enquanto o teclado é usado para execução de habilidades (de acordo com os atalhos) e para comunicação com outros jogadores. É possível vizualizar o nome, a guild e a party de um personagem ao passar o ponteiro do mouse sobre o mesmo.

A tela de jogo apresenta uma "janela principal" composta de um menu para todas as outras janelas (itens, equipamentos, habilidades, atributos, chat, minimapa, lista de amigos e configurações); e também aponta o desenvolvimento, o nome do personagem, sua classe, o HP, o SP, o peso em itens e o dinheiro do personagem. Existe também uma barra de atalhos que representam as teclas do F1 ao F9, no qual o próprio jogador configura com itens, equipamentos ou habilidades; e uma barra de chat, que permite o jogador se comunicar publicamente com outros personagens presentes no mesmo mapa, ou privadamente com qualquer outro jogador, com os membros da guild, da party, e amigos. É possível alterar o "tema" das janelas utilizando skins. [5]

Ao lado direito, são mostrados símbolos que indicam estado do personagem, como buffs ou status negativos. Ao passar de nível de base ou classe, aparece um ícone nos cantos inferiores da tela, que funciona como atalho para suas respectivas janelas.

Mecânica do jogo

Criação e customização do personagem

Ao criar um personagem é possível escolher um nome, e o estilo e cor do cabelo. É possível alterar a aparência do mesmo utilizando equipamentos para a cabeça, enquanto as "roupas" do personagem variam de classe para classe. O sexo do personagem é determinado ao criar a conta, e geralmente é o mesmo do usuário, devido à limitações técnicas e à política da Gravity. [6]

Desenvolvimento do personagem

O desenvolvimento do personagem é avaliado de duas formas: o Base level (Nível de Base) e Job level (nível de classe). O primeiro, é fixo, e indica o nível do personagem; se inicia do nível 1, e tem como limite 99. Cada vez que um personagem passa de nível de base, ele recebe alguns pontos para distribuir livremente entre seus atributos. O segundo, nível de classe, indica o nível atual da profissão do personagem. Cada vez que o personagem passa de nível de classe, recebe um ponto para adquirir uma habilidade, ou um nível de habilidade. Esta possui diferentes limites, dependendo da classe.

Para subir os níveis de um personagem, o jogador deve adquirir EXP (pontos de experiência), que são recebidas, principalmente, ao derrotar monstros. Existem também quests, que ao serem completadas dão EXP ao jogador.

Sistema de classes

Ver artigo principal: Classes de Ragnarok Online


Inicial
Novice
Super Novice
Primeira classe
Swordman Acolyte Mage Thief Merchant Archer Taekown Kid/Girl Ninja Gunslinger
Segunda Classe
Knight Crusader Priest Monk Wizard Sage Assassin Rogue Blacksmith Alchemist Hunter Bard / Dancer Kwonsung Soul Linker
Transclasse primária
High Swordman High Acolyte High Mage High Thief High Merchant High Archer
Transclasse secundária
Lord Knight Paladin High Priest Champion High Wizard Professor Assassin Cross Stalker Whitesmith Creator Sniper Clown / Gypsy
Terceira classe
Rune Knight Royal Guard Archbishop Shura Warlock Sorceror Guillotine Cross Shadow Chaser Mechanic Genetic Ranger Minstrel / Wanderer

Todo jogador começa como um Novice. Após atingir o nível 10 de classe, o Novice poderá mudar para uma das classes iniciais (Swordsman, Magician, Archer, Merchant, Thief e Acolyte) ou expandidas (Taekwon, Gunslinger e Ninja) ou ainda se tornar um Super Novice após o nível 45 de base.

Ao nível 40 de classe (podendo chegar até o 50), o personagem de classe inicial poderá ter uma segunda classe. Após atingir o nível nível 99 de base dessa segunda classe, o personagem pode optar para renascer, e se tornar uma "Transclasse". Voltará ao nível 1/1 agora como High Novice, e deverá refazer todo percurso de antes.

Algumas classes como Gunslinger não possuem uma segunda classe, e outras como Soul Linker não podem transceder.

Sistema de habilidades (Skills)

As habilidades de um personagem variam de classe para classe. São divididas em duas categorias: Passivas (que melhoram o desempenho do personagem sem precisarem ser ativadas); Ativas (habilidades que precisam de um comando para serem ativadas) sendo esse último dividido em duas subcategorias: Ofensivas (que causam danos a um inimigo); e Suportes (voltadas a melhorias temporárias tanto nos aliados e também no próprio personagem).

As habilidades são divididas em vários níveis, que podem ser aumentados com o ganho de pontos ao subir o nível de classe. A habilidade só poderá ser usada após a inserção de pontos na mesma. Algumas habilidades necessitam de um determinado nível de outras para serem habilitadas.

Existem também habilidades fixas que podem ser adquiridas através de quests, e outras utilizando certos equipamentos, cartas, e itens consumíveis.

Equipamentos

Os equipamentos são divididos em dez categorias: cabeça (baixo, médio e alto), corpo, manto, mão esquerda, mão direita, sapatos, acessório esquerdo e acessório direito. E servem para aumentar os atributos de um personagem. Alguns equipamentos podem possuir um ou mais espaços (slots) que podem ser preenchidos com cartas que dão poderes especiais adicionais aos equipamentos.

Equipamentos podem ter seu desempenho melhorado com o aprimoramento, gradativamente do +1 ao +10. Armas possuem diferentes níveis para um aprimoramento seguro, sem que a mesma possa se quebrar durante o processo: nível 1 (até +7), nível 2 (até +6), nível 3 (até +5) e nível 4 (até +4).

Enquanto o resto dos equipamentos (com exceção dos acessórios, e alguns itens para cabeça, que não podem ser aprimorados) possuem uma forja segura de +4.

Monstros (Mobs)

São NPCs que agem sob inteligência artificial, e são encontrados nos mais variados mapas do jogo. Podem, ou não, se locomover, assim como podem atacar o jogador sem que o mesmo o tenha provocado. Possuem também a capacidade de usar skills, e são divididos por várias raças, formas e níveis.

Ao serem derrotados, podem dar EXP e "dropar" itens.

Existem também, em alguns mapas, os "chefes" popularmente chamados de "MVP", que é o nome dado aos jogadores que o derrotam com um índice maior de dano sobre ele(Most Valuable Player), os montros também ficaram conhecidos pelo mesmo nome. Geralmente esses chefes vem acompanhados por outros monstros.

Sistema de cartas

Em Ragnarok Online, quase todos os monstros podem dropar cartas - com sua respectiva imagem nela. O uso das cartas é restrito a ser preenchido nos equipamentos "slotados" (com espaço para fixá-las). Cartas adicionadas nos equipamentos ganham diversos bônus, como mudar a propriedade elemental do jogador, de seu ataque físico ou conceder habilidades exclusivas de outras classes à qualquer uma (embora com um nivel inferior do máximo). Cada carta é equipável em diferentes equipamentos - calçado, armadura, arma, acessório, etc. Uma vez equipada, a carta não poderá ser removida, e será perdida se o equipamento quebrar em tentativa de refinamento.

Atributos (Stats)

Ao passar um nível de base, o jogador recebe pontos para serem distribuídos livremente entre seus atributos. Quanto mais pontos forem investidos em determinado atributo, mais pontos serão necessários para que se possa elevar o mesmo.

Atributos influenciam diretamente no desempenho do personagem, e uma vez aumentados, não podem ser diminuídos novamente, até que o personagem vire uma transclasse, quando seus atributos são automaticamente "resetados".

  • STR/FOR (Força) - Aumenta poder de ataques físicos e a capacidade de peso máximo.
  • AGI (Agilidade) - Aumenta a velocidade de ataque e esquiva.
  • VIT (Vitalidade) - Aumenta a defesa, a quantidade máxima de HP e também a tolerância a status negativos (como atordoamento e silenciado).
  • INT (Inteligência) - Aumenta poder de ataque mágico, defesa mágica, recuperação de SP e quantidade de SP máximo, alem de aumentar a tolerância a alguns outros status negativos (como os status sono, "petrificado" e "cego").
  • DEX/DES (Destreza) - Aumenta a precisão dos ataques físicos e diminui o tempo de cast (conjuração) de habilidades. Em menor grau, aumenta minimamente os danos de ataques físicos e velocidade de ataque. Aumenta também o dano físico causado por armas do tipo arco, chicote, instrumento musical e armas de fogo (pistolas, rifles, espingardas e lança-granadas).
  • LUK/SOR (Sorte) - Muitos pensam que aumenta a chance em ganhar objetos, mas não é. Aumenta a porcentagem de chance de sair ataques críticos, assim como esquiva perfeita perfect dodge(valor de esquiva independente da normal, baseada apenas na sorte e único meio de esquivar de ataques críticos); aumenta em pequenas proporções o dano físico e a tolerância contra certos status negativos (os mesmos que VIT).

Parties

São grupos ou equipes que podem ser criadas e desfeitas a qualquer hora, desde que o personagem tenha as habilidades necessárias. Possuem o limite de 12 membros. Os membros de uma party podem dividir itens e EXP entre eles (desde que a diferença entre níveis dos mesmos não ultrapasse 10), assim como podem ver quantidade de HP de seus aliados. O "líder" da Party é o único que possui o direito de convidar ou expulsar membros.

Personagens não podem participar de mais de uma party ao mesmo tempo, e os personagens de uma mesma conta não podem participar da mesma party.

Guildas

Com o uso de um item especial chamado "Emperium", um jogador pode criar, através de um comando, uma "guild". Pode-se escolher um nome - que não poderá ser mudado posteriormente - e um emblema (feito pelos próprios jogadores utilizando programas de edição de imagens), que pode ser mudado a qualquer hora. O criador da guild é chamado de "Guildmaster", e pode recrutar mais membros para a mesma. O Guildmaster pode dar diferentes autorizações para os membros, como recrutar, ou expulsar os demais jogadores.

Guilds também possuem diferentes habilidades, que são ganhas ao subir de níveis, com o recebimento de EXP doado pelos membros. Somente o Guildmaster pode usar essas habilidades. Algumas como "Seal of Aproval", permite que a Guild possa conquistar um castelo na "War of Emperium". Um Guildmaster também pode configurar quais Guilds são suas aliadas ou inimigas.

Player versus Player (PvP)

É uma modalidade de jogo no qual personagens de nível maior que 31 podem batalhar contra outros. Ocorrem em "réplicas" de algumas cidades (não possuindo NPCs ou portais), e pode ser jogado de duas formas: na primeira (YoYo), personagens não são penalizados ao morrerem; enquanto na segunda (Nightmare), há uma chance de que os equipamentos do personagem derrotado sejam "dropados".

Em alguns servidores ou determinados eventos, é possível que áreas normais tenham o PvP habilitado.

Sistema de Sieges

War of Emperium (WoE), é um evento que ocorre duas vezes na semana dentro do jogo. Só pode ser praticada por clãs com a habilidade "Autorização Oficial". Possui duas horas de duração, e tem como objetivo conquistar um ou mais dos 20 castelos do jogo, distribuídos em 4 feudos: Valkyrie Realm (Prontera), Greenwood Lake (Payon), Luina (Al de Baran) e Britoniah (Geffen). Estes clãs podem defender ou atacar um castelo, podendo adotar diversas estratégias. Para se conquistar um castelo, deve-se chegar à sala do emperium e destruir o "Emperium", que é uma pedra dourada, que representa o 'coração' da fortaleza da guild dominante. Uma vez destruído, todas as pessoas que não são do clã e suas alianças são movidas para fora do castelo para que a guild possa armar sua defesa.


War of Emperium SE ( Second Edition ou 2.0): A segunda edição da Guerra do Emperium. É parte de uma atualização para o Episódio 12.1 de Ragnarok Online. Dois feudos foram adicionados nesse episódio: Schwartzwald, o feudo proximo a Juno, e Arunafeltz, o feudo proximo a Rachel, ambos com diferentes castelos. A War of Emperium SE é disputada em uma dia diferente da WoE comum, e tem uma serie de modificações, inclusive no modo de conquistar o castelo.


A Guild terá posse do castelo até que outra Guild destrua sua emperium. Se o período terminar antes, a Guild será "dona" do castelo até a próxima WoE.

Ao investir dinheiro no castelo, o líder da guild pode receber itens raros. Os membros dessa mesma guilda também poderão ter acesso a Guild Dungeon (GD) - uma área especial para guilds com um ou mais castelos em posse. Cada feudo possui uma Guild Dungeon diferente, e todas as guilds que dominaram um castelo em um determinado feudo podem acessar a GD do mesmo, onde o sistema PvP é liberado.

Geografia de Ragnarök Online

Ver artigo principal: Geografia de Ragnarok Online

O jogo se passa em continente chamado Midgard. Este continente é dividido por três reinos: Ao sul, Rune-Midgard, o polo militar; composto pela capital Prontera, sua cidade-satélite Izlude, Geffen, Morroc, Payon, Alberta, Comodo, Lutie e Umbala. Ao norte fica localizado a República de Schwarzwald; o polo tecnológico do continente, composto por Yuno (a capital), Al de Baran, Einbroch, Einbech (cidade satélite), Lighthalzen e Hugel. Ao oeste fica localizado a Nação de Arunafeltz, um grande polo religioso; composto por Rachel (capital), Veins, e Ilha Esquecida. Existem também algumas cidadelas baseadas no antigo oriente, que não pertencem a nenhuma nação, e fazem parte do "Global Project": Amatsu, Kunlun, Louyang, Ayothaya e Moscovia.

Servidores

Ver artigo principal: Servidores de Ragnarok Online

Ragnarok Online é distribuído oficialmente na Coréia do Sul, Estados Unidos, Canadá, Japão, China, Taiwan, Hong Kong, Indonésia, Filipinas, Brasil, Malásia, Cingapura, Rússia, Índia, Alemanha, Itália, Áustria, Turquia, Reino Unido, Suíça, França e Vietnã; com respectivos servidores para cada região.

Servidores privados

Existem ainda inúmeros servidores privados (também chamados de private servers ou "servidores piratas"), que geralmente oferecem itens customizados e outros elementos de diferenciação em relação aos servidores oficiais. Em parte, são servidores gratuitos, mas muitos possuem o sistema de "doações", no qual o jogador recebe recursos extras em troca de dinheiro real (Edit: Informação errada. Servidores privados não vendem recussos - como parece set a interpretação - apenas dão vantagens em troca das doações que mantem a boa qualidade do servidor).

A execução de servidores privados, uma vez que utilizam emuladores de código livre (como eAthena ou o brasileiro Cronus) não são ilegais perante a lei brasileira (que não restringe a criação de produtos através de engenharia reversa). A ilegalidade na execução destes tipos de servidores dar-se-à mediante a utilização da marca registrada Ragnarök (de propriedade da Gravity Corporation) e, principalmente, na utilização do programa e dos gráficos deste mesmo jogo, que são de propriedade da Level Up! Interactive S/A em território brasileiro.

Planos de pagamento

Utiliza no geral o sistema de mensalidades (pay-to-play), no qual o jogador compra créditos em horas, dias, ou meses para poder acessar o jogo. Em certos servidores também é possível a compra de itens por dinheiro real (item mall).

Algumas regiões possuem sub-servidores avulsos, que são gratuitos para se jogar (free-to-play), mas que ainda sim possuem um item mall. Neste, os itens disponíveis para compra, bem como as configurações do jogo são diferentes do normal.

Tibia (clique aki para Fazer o download do jogo)
Tibia é um jogo de RPG via Internet (MMORPG), ambientalizado em uma atmosfera medieval. A primeira versão de Tibia foi lançada em janeiro de 1997, o que faz do jogo um dos mais antigos do gênero em atividade.



Origens


Tibia foi um experimento não comercial de programação desenvolvido por três universitários alemães estudantes de Ciências da Computação. Era inicialmente rodado no sistema de computadores da Universidade de Regensburg em 1997; com muitos de seus gráficos emprestados do jogo single-player clássico Ultima VI e voluntários para a administração, criação e desenho dos níveis do jogo.

A princípio, o jogo era apenas um hobby de seus criadores, que se auto-intitularam de CIP Productions. Com o crescimento do jogo, decidiram torná-lo um empreendimento comercial, fundando então a empresa CipSoft.

Características gerais

Tibia é um jogo que pode ser jogado gratuitamente por tempo indeterminado, porém há a opção de se criar contas pagas (chamadas de Premium Accounts), que oferecem aos jogadores áreas e funcionalidades adicionais no jogo.

Os gráficos do jogo são em duas dimensões, apresentando pouquíssimos detalhes. É possível, inclusive, notar com facilidade os pixels da tela. A tela principal do jogo apresenta uma vista isométrica (superior), mostrando toda a área próxima ao jogador.

Diferentemente dos RPGs de console, Tibia não possui um objetivo predeterminado a ser alcançado: os jogadores determinam a forma como desejam seguir as suas aventuras, e o mundo continua existindo e mudando mesmo que os jogadores não estejam lá. Quando um jogador entra no mundo, ele é representado por um personagem, um avatar. Tudo o que acontece com um jogador é registrado no servidor em tempo real, assim, quando ele voltar, o seu personagem estará com os mesmos atributos e características de quando saiu.

Os jogadores podem criar vários personagens em uma mesma conta. Cada um desses personagens pertence a apenas um mundo do jogo, porém é possível ter mais de um personagem no mesmo mundo. O jogo possui atualmente 72 mundos, cujos servidores estão na Alemanha e nos Estados Unidos; os mapas e os locais de cada um desses mundos são os mesmos, o que muda de um para outro são algumas regras de combate jogador contra jogador e a comunidade de jogadores. Cada personagem pode explorar e interagir com o universo do jogo; enfrentar diversos inimigos controlados pelo computador; e se relacionar, conversar, ou mesmo lutar com os personagens de outros jogadores.

Mecânica do jogo

Cada personagem inicia a sua jornada em uma ilha introdutória chamada Rookgaard. Nela eles podem aprender os fundamentos do jogo, como: lutar contra monstros, manipular o personagem e objetos, adquirir e comprar itens, etc. Atualmente, em Rookgaard, quando se cria um novo player, é obrigatória a passagem por uma espécie de tutorial sobre o jogo, onde se aprende o básico sobre ele, porém se o tutorial já tivera sido efetuado por um outro personagem de sua conta, você terá a opção de pular o tutorial.

Os personagens vão ficando mais fortes à medida que lutam. Cada vez que derrotam um monstro eles ganham pontos de experiência (dependendo da força do oponente derrotado). Quando um personagem atingir certo número de pontos de experiência, este avança de nível (level, em Inglês); o nível é um dos fatores que determina a força do personagem, ao avançar de nível os pontos de vida do personagem, seus pontos de mana e capacidade de carregar items aumentam. Os personagens podem sair da ilha de Rookgaard a partir do nível oito, e então explorarem o restante do mundo. Ao saírem da ilha, os personagens devem escolher uma cidade natal (que pode ser mudada mais adiante) e uma vocação (também chamada de profissão, a qual não pode ser mais mudada). Não é possível para um personagem viajar de volta à Rookgaard uma vez que ele saiu dela.

Vocações básicas

Depois de sobreviverem ao ritual introdutório, os jogadores são incentivados a se especializarem em uma carreira. Não existe um tempo limite para a escolha mas ela é indispensável para ingressar na parte principal do jogo.

  • Knights (cavaleiro): Os guerreiros mais valentes de Tibia. Fortes, resistentes e habilidosos o bastante para manejar qualquer arma com eficiência. São eles que lideram um grupo para combater as mais horríveis criaturas. Não seria exagero, portanto, chamá-los de escudos humanos. Entretanto, todo esse poder trás um enorme revés: os cavaleiros não dominam mais que o básico no quesito magia.
  • Sorcerer (feiticeiro): É a mais maligna de todas as vocações. Como uma vingança bem planejada, eles precisam de tempo para se fortalecerem. O resultado compensa o esforço. As magias dos feiticeiros possuem um poder inigualável que pode derrubar o mais forte dos guerreiros em segundos. Não fosse a defesa extremamente baixa, eles certamente seriam invencíveis.
  • Druids (druida): São essencialmente puros e amigos da natureza. Druidas são freqüentemente lembrados por seu habilidoso poder de cura. Tal como os sorcerers, são muito vulneráveis a qualquer tipo de ataque mas possuem um enorme potencial agressivo que, se bem treinado, derruba qualquer desafio.
  • Paladin (Paladino): A despeito do título, paladinos são guerreiros dotados de uma destreza extraordinária no combate à distância. Embora possam ter uma defesa tão resistente quanto a dos cavaleiros, costumam não usá-la porque suas armas mais poderosas não permitem. A experiência razoável com magia coloca-os na posição intermediária entre um cavaleiro e um mago.

Vocações superiores

Quando um personagem atinge o nível 20, ele pode obter uma promoção para a sua vocação, tornando-a assim uma vocação superior. Para consegui-la, é também necessário possuir uma Premium Account e pagar uma taxa (em dinheiro do jogo) de 20.000 GP (Golden Pieces, ou peças de ouro). As promoções, conferidas de acordo com a vocação que o personagem possui, são: Elite Knight (Cavaleiro de Elite, atualização do Cavaleiro), Master Sorcerer (Feiticeiro Mestre, atualização de Feiticeiro), Elder Druid (Druida Ancião, atualização de Druida), e Royal Paladin (Paladino da Realeza, atualização do Paladino).

Em adição às características das vocações básicas, a promoção confere as seguintes vantagens:

  • Os pontos de vida (hitpoints) e os pontos de magia (mana) se regeneram mais rapidamente
  • O número de soul points (pontos espirituais, necessários para usar magias que criam itens) dobra
  • Os soul points regeneram oito vezes mais rápido
  • Há uma perda menor de experiência e skills (habilidades) quando se morre (a porcentagem total perdida é reduzida em três pontos percentuais)
  • É possível comprar magias exclusivas para vocações superiores

Para conseguir uma promoção no jogo, você deve ter nível 20 ou mais e ter Conta Premiada. Depois é necessário falar com a rainha da cidade de Carlin e dizer: "hail queen" - "promotion" - "yes". Pode ser feito o mesmo ao rei de Thais para conseguir uma promoção.

Habilidades

Além do nível, os personagens possuem os skills (habilidades) que determinam o quão bem fazem determinada coisa: quanto mais pontos em um dado skill, melhor.

Há os skills de luta corpo-a-corpo, que são o de luta com espadas, com clavas, com machados, com escudos e o skill fist, que é um tipo de luta sem armas. Há os skills de luta a distância, que são Distance fighting e Magic Level.

Nas skills de luta corpo-a-corpo, o knight avança mais rapidamente, enquanto que os magos são os mais lentos e o paladino se encontram em um ponto intermediário. Na skill de uso de escudo, o knight e o paladino são os mais rápidos, e os magos avançam bem lentamente (porém o druid avança um pouco mais rápido que o sorcerer). Na de luta a distância, o paladin avança rapidamente o skill Distance Fighting. Todos aumentam de Magic Level com a mesma velocidade, essa skill aumenta conforme a Mana que você usa, Magos tem Magic Levels maiores pois usam e possuem muito mais mana das demais classes, os paladinos se encontram em um ponto intermediário, e os knights demoram mais a aumentar esse skill, tudo isso devido aos pontos de Mana de cada personagem e classe. O skill de pesca. Eles aumentam a medida com que as suas respectivas habilidades forem usadas, porém a velocidade com que sobem depende da vocação.

Magias

Há no total 65 magias no jogo. Se um personagem pode ou não adquirir uma determinada magia depende: de sua vocação; de seu nível; seu nível de magia (ML, popularmente falado no jogo); e se possuem ou não a Premium Account. É necessário pagar uma taxa em dinheiro do jogo para se aprender alguma magia.

As magias são classificadas em cinco categorias: de ataque, de cura, de summon (invoca monstros para ajudar na luta), de suprimento (cria itens), e de suporte. Cada uma dessas categorias é subdividida em dois tipos: magias instantâneas (o seu efeito se dá diretamente após serem usadas), e magias de runa (quando usadas, o seu efeito é armazenado em uma runa mágica, a qual pode ser usada mais tarde).

Cada magia quando usada consome certo número de pontos de mana, e uma magia não pode ser usada se não houver mana o bastante. O mana pode ser recuperado se o personagem se alimentar (o mana se regenera gradativamente), se ingerir uma poção que recupere o mana (ele é recuperado instantaneamente), ou usando botas e anéis mágicos ( é recuperado gradativamente, mas com velocidade superior a dos alimentos).

As magias que criam runas e outros itens requerem, além do mana, soul points (pontos de alma). Se não houver mana e soul points o bastante, a runa ou item não pode ser criado. Os soul points se regeneram gradativamente quando se derrota monstros que dêem pontos de experiências maiores ou iguais do que o nível do personagem, ou quando se está dormindo.

Um fator importante que determina a eficiência de uma magia é o magic level (nível mágico, ou nível de magia) de um personagem: quanto maior for o magic level, maior será o dano ou cura infligido pela magia. O fator que determina o nível mágico de um personagem é o quanto pontos de mana ele já gastou no total, cada nível possui uma certa quantidade de pontos necessários para ser atingido. As vocações avançam em magic level em velocidades distintas: os magos são os mais rápidos, seguidos pelos paladins, e os mais lentos são os knights.

Morte

Quando um personagem atinge zero pontos de vida, ele morre. Contudo, em Tibia, a morte não é o fim do jogo: o personagem é ressuscitado e transportado para o templo de sua cidade natal, que pode ser escolhida e trocada quando necessário. Entretanto, ainda que um personagem possa morrer um número ilimitado de vezes, há diversas perdas ao ser derrotado (death penalty).

Após o update da versão 8.41, o jogo passou a contar com um sistema diferenciado de perdas, com porcentagens diferentes para cada nível, sendo que a partir no nível 24 as penalidades diminuem lentamente (até lá, se perde 10% do total). Todavia, a promoção e as bênçãos (blesses) reduzem a perda de experiência e de skills a zero.

Um personagem que morre até voltar ao nível cinco perde todos os seus pontos de experiência, todos os seus skills, todos os itens consigo, todas as suas magias, a própria vocação, e é transportado de volta para a ilha introdutória de Rookgaard (em vez do templo de sua cidade natal).

Bênçãos

Cada bênção reduz a porcentagem de perda de skills e de experiência. Existem cinco bênçãos espalhadas pelo mundo de Tibia, sendo assim, um personagem promovido com todas elas não perde nada de seus skills e experiência. Porém as bênçãos são caras, e perdem o seu efeito quando se morre (sendo necessário recebê-las novamente, caso se queira o efeito de novo).

Quatro das cinco bênçãos podem ser obtidas por todos os personagens, enquanto que uma delas apenas pode ser obtida por quem tem Premium Account.

Quests

As quests (às vezes traduzidas como "missões" ou "buscas") são determinadas tarefas que os personagens podem realizar, as quais os recompensam com itens, dinheiro do jogo, ou vantagens (como por exemplo, passar a poder comprar certos itens ou ir a certos lugares).

As quests variam em complexidade e dificuldade, havendo algumas delas que podem ser completadas em questão de minutos e outras que podem levar horas ou mesmo dias. A execução de uma quest pode envolver derrotar certos monstros, viajar até certos lugares, resolver enigmas, conseguir certos itens,conseguir as 4 vocações para fazer, ou uma combinação desses elementos.

Parte das quests pode ser completada por qualquer personagem, enquanto que outras possuem certos requerimentos, como estar acima de certo nível ou possuir Premium Account.

Modos de jogo

Tibia apresenta três opções de jogo no que diz respeito ao combate jogador contra jogador (mais conhecido por PvP, que é a abreviação de player versus player). Cada mundo de jogo apresenta um dos três modos.

Normal PvP

Atacar ou matar outros jogadores é permitido, porém há certas restrições. Há um sistema de reputação no qual quando um jogador ataca um personagem, quem atacou pode ser marcado com uma caveira de certa cor.

Quanto um personagem ataca outro que não o está atacando e que não está marcado com uma caveira, o agressor é marcado com uma caveira branca; tal marcação permanece até um minuto após a batalha se ninguém morreu, ou quinze minutos se o personagem marcado matou o outro. Porém em qualquer circunstância que alguém ataca um personagem marcado, o agressor não recebe a marca da caveira branca. No caso do personagem atacado, ele (e apenas ele) verá o agressor marcado com uma caveira amarela, o que significa que ele pode revidar ao ataque sem ser marcado.

Também há um limite de quantos personagens não marcados cada um pode matar em um período de 24 horas (3 mortes), de 7 dias (5 mortes), e de 30 dias (10 mortes). Quem passar de algum desses limites, é marcado com uma caveira vermelha por 30 dias. Caso outro limite seja atingido, a duração da marca é resetada de volta a 30 dias. Quando um personagem marcado com uma caveira vermelha morre, ele perde todos os itens consigo (mesmo que ele tenha as bênçãos que previnem perdas). Caso algum personagem atinja o dobro de algum dos limites, a conta dele é automaticamente suspensa temporariamente do jogo, ou mesmo apagada se ele já fez isso várias vezes.

Os personagens também podem se juntar em equipes (parties). Cada membro da equipe vê os outros marcados com uma caveira verde, o que significa que eles podem se atacar sem restrições. A intenção dessa marca é que membros de uma equipe possam treinar uns com os outros, ou caçarem em grupo sem o medo de serem marcados caso sem querer atinjam uns aos outros. Entretanto, alguns jogadores podem enganar a outros para que se juntem em equipes, e assim possam matar alguma vítima sem receber penalização.

É interessante salientar que, em Normal PvP, em nenhuma circunstância um personagem ganha pontos de experiência por matar outros personagens.

PvP-enforced

Não há qualquer restrição quanto a matar outros jogadores. Na realidade, isso é incentivado.

Nos outros modos de jogo, um personagem tem de esperar dois segundos depois de usar magia para poder usar de novo; mas nesse modo de jogo o tempo é reduzido para um segundo. Nenhuma das cinco bênçãos está disponível no modo em questão, e nem o amuleto que previne a perda de itens.

Ao contrário de em Normal PvP, em PvP-enforced os personagens podem receber pontos de experiência por matarem outros personagens. Porém, apenas o recebem se a vítima não for muito mais fraca que o agressor.

Non-PvP

O combate de jogador contra jogador está completamente desabilitado nesse modo, e é expressamente proibido matar outros personagens por qualquer meio (por exemplo, bloqueando o caminho de alguém para que um monstro o mate).

Não é possível inferir qualquer dano a outros personagens, e as magias dos jogadores que criam campos mágicos (como fogo, eletricidade, ou veneno) duram por bem menos tempo do que nos outros modos e são inofensivas a outros personagens.

Metin 2 (clique aki para fazer download do jogo)
A OnGame acaba de trazer para o Brasil um MMORPG de peso!! Metin 2 é um MMORPG — gênero de RPG online para milhares de jogadores — que se passa num continente desconhecido, com toda a atmosfera da China Antiga, seguindo a arquitetura e outros aspectos da filosofia oriental muito claramente.

Todo um ambiente oriental a seus pés

O jogo segue todo o estilo oriental, desde a arquitetura até o desenho do personagens e monstros mitológicos, incluindo armas e cenário. Os desenvolvedores fizeram tudo para levar o jogador numa viagem no tempo até a distante China Antiga.

Monstros mais inteligentes!

Um sistema de inteligência artificial especial foi desenvolvido para Metin 2. Nele, monstros atacam em hordas selvagens, dando mais emoção ao jogo. Quando você derrota um dos monstros, os outros continuarão lutando, portanto, seja cuidadoso quando estiver perto dos monstrengos.

Hero Online Open Beta 1.1 (clique aki para fazer download do jogo)
Uma verdadeira obra de arte criada por três gerações de escritores virou um jogo emocionante e desafiador!
Hero Online é uma verdadeira obra de arte criada por três gerações de escritores distintos. O enredo foi escrito pela primeira geração deles, os Kum Kang. Eles utilizaram uma complexa combinação de conteúdo e viradas radicais, livres de caminhos pré-arranjados, trazendo uma nova experiência para o mundo dos games.

Os personagens aprendem habilidades e formas. Cada forma possui um movimento diferente, dano e impacto. Há duas habilidades que o herói pode adquirir: movimento e ataque. Usando ambas delas você ganha experiência no mundo das artes marciais com grande incorporação de visuais realistas.

Habilidades de Movimento: Adquira habilidades como o vôo sobre construções ou paredes, corrida ou andar sobre as águas.

Habilidades de Ataque: Os jogadores se surpreenderão e se deleitarão com movimentos criativos de ataque e efeitos alucinantes encontrados em Hero Online. Aqui, ataques especiais não são apenas uma forma de dano, são uma expressão artística que personifica (e visualiza) a forma animal!

Em muitos jogos para avançar seu personagem, basta matar monstros e completar quests. Dependendo do estilo do jogo, este processo se torna tedioso e desconfortável para muitos jogadores. Hero Online utiliza um sistema de bônus que mantém um controle de quantos monstros foram mortos enquanto você está logado. Isto resulta em ítens, experiência e rank com um significado durante o jogo.

Além disso, em Hero Online os jogadores podem adestrar ou comprar um animal de estimação. Os animais crescem quando são alimentados e ajudam nas batalhas e na movimentação.

Hero Online encontra-se em fase Open Beta, ou seja, de testes totalmente gratuitos. A única coisa que você precisa fazer para jogar é criar uma conta no site da onGame: Clique aqui.

Tantra Online (clique aki para fazer download do jogo)
A cultura Hindu é raramente analisada por filmes, livros e jogos, por mais rica que seja. Com milhares de anos de tradição, é uma das culturas mais antigas e influentes de todos os tempos e, mesmo assim, não recebe o tipo de atenção que é rotineiramente direcionado às culturas ocidentais.

Então, o primeiro aspecto que diferencia Tantra Online de seus competidores é o fato da mitologia Hindu ser sua principal fonte de inspiração. Desde os ambientes, que lembram as belas paisagens da Índia, até as poderosas entidades que controlam o destino do mundo e de todos os seus habitantes, o game tem uma dedicação bastante grande ao extenso material cultural no qual é baseado.

Um conflito de proporções divinas

A história se passa em uma época de calmaria após um grande conflito entre deuses, causado por um espírito maligno que desestabilizou a paz que reinava entre os seres divinos e os humanos. Legiões de grandes guerreiros criaram uma nova sociedade, sem a presença das grandes entidades de outrora, até que as criaturas do mal, que haviam causado caos no mundo, começam a voltar das trevas.

É neste mundo ameaçado que o jogador entra, escolhendo uma entre diversas tribos de guerreiros, cada uma especialista em um tipo de combate. As oito opções correspondem a clãs de descendentes de antigos mártires do grande conflito do passado, e oferecem diversos estilos de jogo, desde combate corpo a corpo intenso até a utilização de poderosas magias ofensivas ou defensivas.

Uma vez escolhido o seu guerreiro, o jogador é então levado ao mundo do game. Cinco grandes cidades são disponibilizadas para serem exploradas, com dezenas de personagens prontos para desafiar os heróis com missões, pedidos e tarefas empolgantes que, após completas, oferecem recompensas incríveis.

Torne-se mais poderoso!

As missões para o jogador são disponibilizadas de acordo com o nível de seu personagem, assim como os itens, magias e habilidades especiais de cada uma das tribos, portanto, a primeira tarefa real de um novato nesse mundo é ir à luta nos arredores da cidade onde o game começa. Após caçar um determinado número de monstros, o guerreiro fica mais poderoso e, então, pronto para grandes desafios.

Dezenas de equipamentos diferentes podem ser utilizadas pelos personagens, desde roupas comuns até pesadas armaduras. O dinamismo do sistema permite combinações inteligentes de equipamento, permitindo que o jogador sacrifique sua defesa para focalizar seus recursos em poder ofensivo, ou que ele se torne um verdadeiro blindado, simplesmente absorvendo dezenas de ataques furiosos ao mesmo tempo.

Mas esse mundo não é representado apenas pelo poder dos guerreiros que o habitam: o game é completamente em 3D, com uma engine que dá liberdade de posicionamento da câmera, e que exibe todos os aspectos físicos do personagem, desde seu equipamento às características específicas de cada uma das tribos. Os ambientes são autênticos, representando bem a arquitetura da região, assim como as belezas naturais do Oriente.

Produtoras asiáticas criam cada vez mais MMOs, muitos deles absolutamente genéricos e sem quaisquer características que os diferenciem da maioria. Tantra Online não é um game como outro qualquer: suas particularidades culturais, assim como as ambições dos seus desenvolvedores, o destacam em uma multidão de jogos com poucos aspectos realmente interessantes.


0 comentários:

Postar um comentário